quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

REATIVAÇÃO DO BLOG + FESTIVAL DE SUNDANCE 2016




Olá, pessoal! Há quatro anos que houve a última postagem nesse meu humilde blog e tal página entrou em hiato até esse momento. Aproveitarei que o festival de cinema mais badalado de início de ano, o Festival de Sundance 2016 (Juntamente ao Festival de Berlim, que ocorrerá em Fevereiro de 2016) em breve abrirá suas cortinas para cinéfilos de todo o mundo e reativarei assim a minha página para tecer considerações e notícias acerca de tal evento, como também acerca de cinema em geral, séries e cultura pop (Música, Literatura, Games, etc). O Festival de Sundance é o festival do cinema independente idealizado pelo astro Robert Redford em 1981 e que hoje é responsável por gerar embriões de futuros campeões de prêmios no decorrer do ano, como os recentes Boyhood e Whiplash, só para citar exemplos de peso. O evento acontecerá nos dias 21 a 31 de Janeiro na cidade de Utah, Estados Unidos.

Em 2015 a edição do Festival teve um motivo a mais para nós brasileiros acompanhá-lo: A estréia e seleção do filme Que Horas ela Volta?, de Anna Muylaert e que saiu de lá com sua primeira grande premiação do cinema mundial (Prêmio do Júri no quesito atuações femininas para as atrizes Regina Casé e Camila Márdila). Logo depois o filme foi premiado no Festival de Berlim e assim ganhou o mundo afora. Hoje, tal longa-metragem é o representante oficial do Brasil no Oscar 2016 de Melhor Filme Estrangeiro com grandes chances de ficar entre os finalistas. Ou seja, Sundance abre portas para que filmes inicialmente pequenos tornem-se titãs e ganhe público, distribuição e críticos.

No ano de 2016 infelizmente não teremos nenhum representante brasileiro em Sundance, mas a seleção de filmes dessa edição é composta de pequenas incógnitas e outras surpresas, como poderemos observar a partir do dia 21 de Janeiro. Vou falar do evento em mais de uma postagem e vou apresentar os indicados nas principais categorias, em que apresentarei sinopses traduzidas e breves comentários sobre o que esperar dos filmes selecionados. Hoje falarei sobre a categoria U.S. Dramatic Competition e seguirei com as outras categorias nas próximas postagens. Vamos lá:

U.S. DRAMATIC COMPETITION:

Essa é a principal categoria do Festival de Sundance, em que ocorre estréias de filmes americanos dirigidos tanto por atores já consagrados quanto por novatos. Em 2016 a categoria contará com 16 filmes.


1) As You Are (Diretor: Miles Joris-Peyrafitte, Roteiristas: Miles Joris-Peyrafitte e Madison Harrison) 

Sinopse: Conta e reconta a relação entre três adolescentes quando traça o percurso de sua amizade através da construção de memórias díspares sugeridas por uma investigação policial. Elenco: Owen Campbell, Charlie Heaton, Amandla Stenberg, John Scurti.

Esse filme é a estréia do ator, roteirista e diretor Miles Joris-Peyrafitte em um longa-metragem. As You Are é uma versão  do curta As A Friend, de 2014. Não temos muito o que falar sobre esse filme, mas pela trama parece ser um thriller dramático e pode ser uma boa surpresa. Vamos aguardar maiores novidades.


2) The Birth of A Nation (Diretor e Roteirista: Nate Parker)

Sinopse: Nat Turner (Nate Parker), um escravo na América, lidera um movimento de libertação em 1831 a favor de Américo-Africanos em Virgina, o que resulta numa violenta retaliação por parte de uma população branca. Elenco: Nate Parker, Armie Hammer, Jackie Earle Haley, Penelope Ann Miller.

O Nascimento de uma Nação, controverso filme de 1915 dirigido por D.W. Griffith, apesar de ser altamente importante como registro cinematográfico é apontado por muitos por ser altamente racista. A primeira impressão que temos ao ver o título desse novo filme é de que se trata de um remake, o que na verdade não é. É também a estréia do ator Nate Parker (De Nos Bastidores da Fama, Amor Fora da Lei, O Grande Debate, dentre outros) na direção de um longa-metragem e trata-se de um trabalho ambicioso. Aparentemente possui uma ótima fotografia e um climão de Western, além de um ótimo elenco (Armie Hammer, do recente O Agente da U.N.C.L.E e Jackie Earle Haley, o excelente Rorschach de Watchmen). Um trabalho a se ficar de olho!


3) Christine (Diretor: Antonio Campos, Roteirista: Craig Shilowich)

Sinopse: Em 1974, Christine Chubbuck, uma repórter de um noticiário televisivo almeja altos padrões no que se refere à vida e ao amor em Sarasota, Flórida. Falhar não é uma opção. Essa história é baseada em fatos reais. Elenco: Rebecca Hall, Michael C. Hall, Maria Dizzia, Tracy Letts.



Outro filme relevante nesse festival. Antonio Campos já é conhecido em Sundance. Seu trabalho anterior, Simon Killer de 2012 figurou na seleção daquele ano. E esse novo filme é bem promissor. A começar pelo elenco. Christine é a biografia de Christine Chubbuck, repórter que ficou conhecida ao praticar suicídio ao vivo em um programa de TV. Quem a interpreta é a atriz Rebecca Hall, que já trabalhou com grandes diretores como Woody Allen e fez o recente O Presente. E o que dizer de Michael C. Hall, o eterno Dexter, que fez o excelente Cold in July em 2014? Enfim, parece ser um filme intrigante.



4) Equity (Diretora: Meera Menon, Roteirista: Amy Fox)

Sinopse: O primeiro filme sobre Wall Street composto basicamente por um elenco feminino acompanha uma investidora que é ameaçada por um escândalo financeiro e deve desemaranhar uma rede de corrupção. Elenco: Anna Gunn, James Purefoy, Sarah Megan Thomas, Craig Bierko, Carrie Preston.



Filme curioso sobre Wall Street agora sob um viés feminino e aparentemente investigativo sobre escândalos financeiros. Segundo longa-metragem de Meera Menon, que anteriormente foi responsável pelo filme Farah Goes Bang de 2013. Anna Gunn, mais conhecida por ter interpretado Skyler White da série de sucesso Breaking Bad será a protagonista desse thriller.




5) The Free World (Diretor e Roteirista: Jason Lew)

Sinopse: Mo, um ex-carcerário, é posto em liberdade por crimes que ele não cometeu e tenta se adaptar à vida do lado de fora. Quando seu mundo colide com Doris, uma mulher misteriosa com um passado violento, ele decide arriscar sua nova liberdade para mantê-la próxima de sua vida. Elenco: Boyd Holbrook, Elisabeth Moss.


Roteirista do filme Inquietos, do Gus Van Sant, o também ator e agora diretor Jason Lew arrisca seu primeiro longa-metragem, sobre um ex-carcerário que se envolve com uma mulher problemática. Mo é interpretado pelo ator Boyd Holbrook, que recentemente foi visto na ótima série da Netflix Narcos, no papel de Steve Murphy e Doris é interpretada pela Elisabeth Moss, que atuou no excelente The One I Love de 2014. Promete!




6) Goat (Diretor: Andrew Neel, Roteiristas: Andrew Neel, David Gordon Green, Michael Roberts)

Sinopse: Depois de um ataque terrível, um garoto de 19 anos faz um pacto de fraternidade com o irmão para provar que é um homem. O que acontece depois, em nome da Irmandade, testará ambos os irmãos e seu relacionamento de formas brutais. Elenco: Nick Jonas, Virginia Gardner, Ben Schnetzer.


David Gordon Green é um diretor bem ocupado, praticamente com um filme por ano. Obteve sucesso com a comédia Segurando as Pontas, com o filme Joe (Nicolas Cage no elenco) e fez outros filmes até então. Dessa vez ele age como roteirista nesse trabalho de Andrew Neel, diretor de documentários e que também já dirigiu longa-metragens. De curioso, o popstar Nick Jonas da banda The Jonas Brothers em um papel aparentemente diferente do que costuma fazer e com uma temática violenta.



7) The Intervention (Diretora e Roteirista: Clea DuVall)

Sinopse: Um passeio de fim de semana entre quatro casais tem uma reviravolta quando um dos casais descobre que toda a viagem fora orquestrada a fim de garantir uma intervenção no casamento deles. Elenco: Cobie Smulders, Clea DuVall.


A também atriz Clea DuVall arrisca sua primeira incursão na direção de longa-metragens nessa dramédia que até o momento não tenho muita expectativa. Esperemos por maiores notícias.




8) Joshy (Diretor e Roteirista: Jeff Baena)

Sinopse: Josh trata o que poderia ser sua despedida de solteiro como uma oportunidade para se reconectar aos seus amigos. Elenco: Thomas Middleditch, Adam Pally, Alex Ross Perry, Nick Kroll.


Diretor da comédia de humor negro Vida Após Beth (Life After Beth) e que também apareceu na edição de 2014 do Sundance, Jeff Baena agora vem com esse buddy movie que não tenho muito o que comentar. Espero que seja divertido.



9) Lovesong (Diretor: So Yong Kim, Roteiristas: So Yong Kim e Bradley Rust Gray)

Sinopse: Abandonada pelo marido, Sarah embarca em uma viagem improvisada com sua filha mais nova e sua melhor amiga , Mindy. Ao longo do caminho, a dinâmica entre as duas amigas intensifica antes que as circunstâncias as distancie. Anos depois, Sarah tenta reconstruir a íntima conexão delas duas antes do casamento da Mindy. Elenco: Jena Malone, Riley Keough, Brooklyn Decker, Amy Seimetz, Rosanna Arquette.


O que chama atenção logo de início é que se trata do primeiro filme falado em inglês da diretora sul-coreana So Yong Kim, que comandou o muito bem falado Treeless Mountain (Na-moo-eobs-neun nan) de 2008. No elenco principal, Jena Malone, atriz bem conhecida por diversos filmes, dentre eles a saga Jogos Vorazes e a atriz Riley Keough, neta de Elvis Presley e que atuou na sensação de 2015 Mad Max: Estrada da Fúria. Parece um drama bem comovente sobre amizade.



10) Morris From America (Diretor e Roteirista: Chad Hartigan)

Sinopse: O garoto Morris de 13 anos de idade, um americano amante de hip hop, muda-se para Heidelberg, Alemanha com o seu pai. Nessa terra completamente estranha pra ele Morris se apaixona por uma garota local, ganha amizade de seu tutor e confidente alemão e tenta navegar pelos desafios únicos e pelas tribulações da adolescência. Elenco: Markees Christmas, Craig Robinson, Carla Juri, Lina Keller.


Co-produção Alemanha-Estados Unidos aparenta ser um filme leve sobre os percalços da adolescência. Chad Hartigan ganhou prêmio no Sundance de 2013 pelo seu filme This is Martin Bonner, inédito no Brasil então já não é nenhum desconhecido no festival.



11) Other People (Diretor e Roteirista: Chris Kelly)


Sinopse: Um esforçado escritor de comédias, livre após ter terminado seu relacionamento com o namorado, muda-se para Sacramento para ajudar sua mãe doente. Morando com seu pai conservador e irmãs mais jovens, David sente-se estranho na casa onde passou a infância. À medida que sua mãe piora ele tenta convencer a todos (Incluindo a si mesmo) que está tudo bem. Elenco: Jesse Plemons, Molly Shannon, Bradley Whitford, Maude Apatow, Zach Woods, June Squibb.


Chris Kelly costuma escrever roteiros para o programa de comédia americano Saturday Night Live e agora arrisca-se na direção de um longa-metragem. O protagonista é interpretado por Jesse Plemons, ator mais conhecido pela TV, nas séries Breaking Bad, Fargo, Friday Night Lights e filmes como Ponte dos Espiões e Aliança do Crime. Esse filme tem tudo para que Plemons consiga alçar vôo e dar uma guinada na sua carreira.



12) Southside With You (Diretor e Roteirista: Richard Tanne)


Sinopse: Uma crônica da tarde de um verão de 1989, quando o futuro Presidente dos Estados Unidos Barack Obama cortejou sua futura Primeira Dama em um épico primeiro encontro na costa Sul de Chicago. Elenco: Tika Sumpter, Parker Sawyers, Vanessa Bell Calloway.


Esse aqui tem tudo para ser um sucesso nos Estados Unidos, pois contará como o Presidente Barack Obama conheceu sua atual esposa Michelle. Focará, portanto, no romance entre eles, mas espero que conte um pouco de sua trajetória à Presidência. O desconhecido, mas bastante ocupado Parker Sawyers (Está em nada menos que 10 produções só em 2016) interpretará Obama jovem e a atriz Tika Sumpter interpretará Michelle. E para variar a direção fica por conta de Richard Tanne, também em seu debut em longas.


13) Spa Night (Diretor e Roteirista: Andrew Ahn)


Sinopse: Um jovem coreano-americano trabalha para reconciliar suas obrigações com sua família de imigrantes através dos seus florescentes desejos sexuais no submundo dos encontros gays em Spas coreanos situados em Los Angeles. Elenco: Joe Seo, Haerry Kim, Youn Ho Cho, Tae Song.


Esse não tenho muito o que falar: O diretor é desconhecido e só dirigiu curtas, além do elenco também ser composto de atores não conhecidos pelo grande público. Assim como Other People que falei acima esse também tem uma temática gay, mas Spa Night deve ser mais denso.


14) Swiss Army Man (Diretores e Roteiristas: Daniel Scheinert, Daniel Kwan)


Sinopse: Hank, um homem desesperançado preso à selvageria descobre um misterioso cadáver. Juntos eles embarcarão em uma jornada épica para voltar para casa. À medida que Hank percebe que o corpo é a chave para sua sobrevivência, aquele homem que uma vez tinha comportamentos suicidas é forçado a convencer um cadáver que a vida vale a pena. Elenco: Paul Dano, Daniel Radcliffe, Mary Elizabeth Winstead.


A trama é bizarra demais, mas possui um elenco bem conhecido: O talentoso Paul Dano interpretará Hank, Daniel Radcliffe que está a cada vez mais tirando o seu estigma de Harry Potter e a linda e talentosa Mary Elizabeth Winstead (Esteve muito bem no curioso filme Faults, de 2014).


15) Tallulah (Diretora e Roteirista: Sian Heder)

Sinopse: Uma jovem mulher sem vínculos cuida de uma bebê de uma saudável e negligente mãe e passa assim a tratar o bebê como se fosse seu a fim de protegê-la. Essa decisão conecta e transforma as vidas de três diferentes mulheres. Elenco: Ellen Page, Allison Janney, Tammy Blanchard, Uzo Aduba.


Ellen Page em um papel que evoca Juno, tanto pela temática da maternidade quanto pelo caráter indie do filme em questão. Porém, Tallulah deve puxar mais para o lado dramático que para o drama. Sian Heder é mais conhecida por ser roteirista da série fenõmeno Orange is the New Black, inclusive uma das atrizes da produção da Netflix, a Uzo Aduba, também atua nesse filme.


16) White Girl (Diretora e Roteirista: Elizabeth Wood


Sinopse: Verão, Cidade de Nova York. Uma universitária vai aos extremos a fim de livrar da prisão o seu namorado traficante. Elenco: Morgan Saylor, Brian "Sene" Marc, Justin Bartha, Chris Noth, India Menuez, Adrian Martinez.


Bem, esse aqui também é um filme que não tem muito o que falar. A diretora é novata, os atores são desconhecidos (Brian "Sene" Marc estará na série Luke Cage da Netflix), enfim, um drama/romance que é uma incógnita. Esperemos que seja uma surpresa boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário