terça-feira, 29 de dezembro de 2015

FESTIVAL DE SUNDANCE PARTE 2: PREMIERES

Olá pessoal! Espero que tenham aproveitado o Natal, visto e revisto o novo Star Wars e que estejam se preparando para 2016 com todo o fôlego possível, pois próximo ano vai ser muito bom para o cinema, vide os festivais que virão e as estréias imperdíveis que vão estourar as bilheterias pelo mundo. E falando em festivais voltemos a falar sobre Sundance 2016 dessa vez sobre a categoria Premieres, palco de produções de renomados diretores e que pode gerar pesos pesados para premiações. 16 produções fazem parte dessa categoria e vamos conhecê-las:


1) Agnus Dei  (França/Polônia) - Dirigido por Anne Fontaine, Roteiro por Sabrina N. Karine, Alice Vial, Pascal Bonitzer)

Sinopse: Polônia, 1945. Mathilde, uma jovem médica francesa está numa missão a fim de ajudar sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. Quando uma freira procura sua assistência a fim de ajudar algumas freiras grávidas que estão escondidas, as quais estão incapazes de reconciliar suas fés por conta da gravidez, Mathilde torna-se a única esperança. Elenco: Lou de Laage, Agata Kuleszka, Agata Buzek, Vincent Macaigne, Joanna Kulig, Katarzyna Dabrowska.


Também conhecido por Les Innocentes esse novo filme da veterana diretora Anne Fontaine (Coco antes de Chanel) evoca outro filme que foi um hit ano passado e em 2015: O polônes Ida, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A semelhança encontra-se tanto pelos países envolvidos (Mais precisamente a Polônia) quanto pelo tema, apesar dessa nova produção focar um tema inusitado, que é o conflito entre a fé e a razão diante de um "pecado", no caso uma gravidez de uma serva do Senhor em um tempo tão conservador. É um tema bastante rico pra ser explorado e esperemos que consiga um bom resultado.




2) Ali & Nino (Reino Unido) - Dirigido por Asif Kapadia, Roteiro por Christopher Hampton

Sinopse: O príncipe muçulmano Ali e Nino, uma aristocrata da Geórgia cresceram na província russa do Azerbaijão. A trágica história de amor deles passa pela deflagração da Primeira Guerra Mundial até a luta mundial pelo petróleo de Baku. Eles precisam escolher entre lutar pela independência de seus países ou lutar para ficarem juntos. Elenco: Adam Bakri, Maria Valverde, Mandy Patinkin, Connie Nielsen, Riccardo Scamarcio, Homayoun Ershadi.


O renomado diretor Asif Kapadia que dirigiu os documentários Senna e o recente elogiado Amy (Sobre a saudosa Amy Winehouse) encara dessa vez uma daquelas histórias de amor impossíveis em tempos conturbados. Adam Bakri visto no ótimo filme Omar e a hispânica Maria Valverde protagonizam esse filme.




3) Captain Fantastic (Estados Unidos) - Dirigido por Matt Ross

Sinopse: Dentro das florestas à Noroeste do Pacífico, um pai devotado em cuidar de seus seis filhos através de uma rigorosa educação física e intelectual é forçado a deixar o seu paraíso e reconectar-se à sociedade, começando assim uma jornada que desafia sua ideia sobre o que é ser um pai. Elenco: Viggo Mortensen, Frank Langella, George MacKay, Kathryn Hahn, Steve Zahn, Ann Dowd


Matt Ross não é conhecido como diretor (Só dirigiu um longa metragem e dois curtas), mas sim como ator, em que participou de diversas produções. Porém esse seu novo filme é bastante inusitado. Pela imagem acima parece ser um filme pós-apocalíptico e tem um figurino bem surreal. Faz lembrar filmes do Wes Anderson. Gosto muito do ator Viggo Mortensen e espero que ele nos presenteie com mais uma excelente atuação em sua carreira.



4) Complete Unknown (Estados Unidos) - Dirigido por Joshua Marston, Roteiro por Joshua Marston e Julian Sheppard

Sinopse: Quando Tom e sua esposa organizam um jantar festivo a fim de comemorar o aniversário de casamento, um dos amigos do casal traz uma acompanhante chamada Alice. Tom está convencido que a conhece, mas através de um nome e biografia diferentes e ela não reconhece que sabe quem é Tom. Elenco: Rachel Weisz, Michael Shannon, Kathy Bates, Danny Glover.


Aparece aqui o mais esperado por mim até então dessa categoria. Joshua Marston dirigirá seu terceiro longa metragem (Responsável pelo excelente Maria Cheia de Graça e Perdão de Sangue) e contém um elenco de peso. A trama aparenta ser sobre troca de identidades e a depender do talento do diretor promete ser um ótimo thriller.



5) Frank & Lola (Estados Unidos) - Dirigido por Matthew Ross

Sinopse: Uma história de amor noir psicossexual - passada em Las Vegas e Paris - sobre amor, obsessão, sexo, traição, vingança e, principalmente, a busca por redenção. Elenco: Michael Shannon, Imogen Poots, Michael Nyqvist, Justin Long, Emmanuelle Devos, Rosanna Arquette.


Olha o Michael Shannon novamente! Um excelente ator, sempre gera expectativa em seus trabalhos. Shannon está envolvido em diversas produções para 2016 vai ser um ano muito muito movimentado para ele e espero que apareça aí uma atuação ou mais de uma que renda prêmios. O diretor desse filme é bem desconhecido, mas pode aparecer surpresa por aí. Ótimo elenco + Noir = Promessa.



6) The Fundamentals of Caring (Estados Unidos) - Dirigido por Rob Burnett 

Sinopse: Após sofrer por uma tragédia, Ben torna-se um cuidador para ganhar dinheiro.  Seu primeiro cliente, Trevor, é um hilário garoto de 18 anos que sofre de distrofia muscular. Um paralisado emocionalmente, outro paralisado fisicamente. Ben e Trevor pegam a estrada descobrindo esperança e amizade nesse tocante e engraçado conto inspirador. Elenco: Paul Rudd, Craig Roberts, Selena Gomez, Jennifer Ehle, Megan Fergurson, Frederick Weller.


Também conhecido por The Revised Fundamentals of Caregiving, esse drama do diretor Rob Burnett, premiado com 5 Emmy e que dirigiu o desconhecido porém interessante We Made this Movie é um road movie que escala Paul Rudd, em alta após Homem-Formiga e mais acostumado a fazer comédias. Além disso também está no elenco Craig Roberts que foi revelado na comédia indie SubmarineÉ baseado em um romance do escritor Jonathan Evison.



7) The Hollars (Estados Unidos) - Dirigido por John Krasinski, Roteiro por Jim Strouse

Sinopse: Um homem retorna para sua pequena cidade natal depois de descobrir que sua mãe está doente e está prestes a fazer uma cirurgia cerebral. Elenco: Anna Kendrick, John Krasinski, Mary Elizabeth Winstead, Sharlto Copley, Charlie Day, Richard Jenkins.


John Krasinski não é tão conhecido no papel de diretor, mas sim no de ator em séries como The Office. Dramédias indies sempre são gostosas de assistir e esse não parece ser exceção, com um bom elenco.



8) Hunt for the Wilderpeople (Nova Zelândia) - Dirigido e Roteiro por Taika Waititi)

Sinopse: Uma perseguição nacional é iniciada a fim de encontrar um garoto rebelde e seu tio adotivo que estão desaparecidos em uma selvagem floresta da Nova Zelândia. Elenco: Julian Dennison, Sam Neill, Rima Te Wiata, Rachel House, Oscar Kightley.


Esse filme é bastante promissor também. O diretor Taika Waititi não é nenhum novato e virou sensação esse ano pela atuação e direção no hilário e criativo filme What We Do In The Shadows. além de já ter sido indicado ao Oscar na categoria de Melhor Curta-metragem e também ter dirigido filmes como Boy e Loucos por Nada. O diretor ficou tão reconhecido que já está cotado para dirigir o terceiro filme do Thor no cinema. Ou seja, esperemos uma ótima comédia.



9) Indignation (Estados Unidos) - Dirigido por James Schamus

Sinopse: Em 1951, Marcus (Lerman), um estudante judeu de classe média de New Jersey assiste aulas em uma pequena Universidade de Ohio, onde ele lutará contra anti-semitismo,  repressão sexual e a vindoura Guerra da Coréia. Baseada na obra de Phillip Roth de 2008.

Elenco: Logan Lerman, Sarah Gadon, Tracy Letts, Linda Emond, Danny Burstein, Ben Rosenfield.

James Schamus é mais conhecido por ser produtor e roteirista e vai dirigir seu primeiro longa-metragem, um filme que se passa nos conservadores anos 50 nos Estados Unidos. Logan Lerman, o protagonista da franquia Percy Jackson e que também atuou no ótimo As Vantagens de Ser Invisível é o personagem principal desse drama.



10) Little Men (Estados Unidos) - Dirigido por Ira Sachs, Roteiro por Mauricio Zacharias.

Sinopse: Quando o avô de Jake falece sua família muda-se para a antiga casa no Brooklyn.  Lá, o garoto de 13 anos faz amizade com Tony, cuja mãe, uma chilena solteira toma conta de uma lojinha no andar de baixo. À medida que sua amizade se aprofunda, no entanto, suas famílias são afastadas devido a uma batalha sobre aluguel e os garotos decidem fazer um voto de silêncio. Elenco: Greg Kinnear, Jennifer Ehle, Paulina Garcia, Theo Taplitz, Michael Barbieri.


O veterano diretor Ira Sachs (Que em 2014 seu filme O Amor é Estranho integrou o Festival daquele ano) comanda um drama sob o ponto de vista de crianças, o que geralmente dá bons frutos.



11) Love & Friendship (Irlanda, França, Holanda) - Dirigido por Whit Stillman

Sinopse: Passado em 1790, Love and Friendship centra-se em uma linda viúva, Lady Susan Vernon, que vai informar-se a respeito da herança dos seus sogros e se depara com rumores acerca de seus casos amorosos, que circulam através da polida sociedade. Enquanto está lá, ela tenta assegurar um marido para si e para a sua relutante filha debutante, Frederica. Elenco: Kate Beckinsale, Chloë Sevigny, Xavier Samuel, Emma Greenwell, Tom Bennett, Stephen Fry.


Esse drama de época é uma adaptação de um conto de Jane Austen. O veterano diretor Whit Stillman realizará o seu quinto filme e, apesar da história um pouco comum desse seu novo trabalho, pelas imagens que vazaram pela internet parece estar muito bonito em relação ao figurino, como todo filme de época que se preze.



12) Manchester by the Sea (Estados Unidos) - Dirigido por Kenneth Lonergan

Sinopse: Depois que seu irmão mais velho falece, Lee Chandler é forçado a voltar para casa para cuidar de seu sobrinho de 16 anos. Lá ele é compelido a lidar com um passado trágico que o separou da família e do lugar onde nasceu e cresceu. Elenco: Casey Affleck, Michelle Willians, Lucas Hedges, Kyle Chandler.


O talentoso diretor Kenneth Lonergan, duas vezes indicados ao Oscar como roteirista (Gangues de Nova York e Conte Comigo, filme que também dirigiu) tem aqui um trabalho promissor para estrear em Sundance. A história parece interessante e conta com um elenco excelente: Casey Affleck (O irmão talentoso de Ben Affleck), Michelle Willians e Kyle Chandler. Promete fazer barulho e desde já um dos mais esperados dessa categoria.



13) Mr. Pig (México) - Dirigido por Diego Luna; Roteiristas: Diego Luna e Augusto Mendoza.

Sinopse: Em uma missão para vender seu premiado porco remanescente e reunir-se com amigos, um fazendeiro idoso abandona sua fazenda hipotecada e parte para o México. Após contrabandear o porco, sua filha distante aparece, forçando-os a encarar o passado e a embarcar juntos em uma aventureira viagem pela estrada. Elenco: Danny Glover, Maya Rudolph, Jose María Yazpik, Joel Murray, Angélica Aragón, Gabriela Araujo.


Bem, o que tenho a falar desse é que o ator mexicano Diego Luna apresentará o seu terceiro longa-metragem como diretor. Para quem o conhece mais nas atuações, Luna dirigirá essa peculiar história com o veterano ator Danny Glover em um road movie pelo México.



14) Sing Street (Irlanda) - Dirigido por John Carney.

Sinopse: Um garoto que vive na Dublin dos anos 80 escapa da tensa vida familiar e da rígida nova escola para começar uma banda, a fim de ganhar o coração de uma linda e misteriosa garota. Elenco: Ferdia Walsh-Peelo, Lucy Boynton, Jack Reynor, Aidan Gillen, Mark McKenna.



O diretor John Carney dirige mais uma vez um filme com teor musical, após os ótimos Apenas uma Vez e Mesmo Se Nada Der Certo, A primeira impressão que temos é que talvez o filme pareça autobiográfico e só pela sinopse já dá para ter uma ideia que pode ser altamente divertido, principalmente para quem já viu os dois filmes supracitados do Carney. Outro para se aguardar com um sorriso no rosto.



15) Sophie and the Rising Sun (Estados Unidos) - Dirigido por Maggie Greenwald

Sinopse: Em uma pequena cidade sulista durante o Outono de 1941, a solitária vida de Sophie é transformada quando um homem asiático aparece sob misteriosas circunstâncias. Seu caso amoroso torna-se o estopim para longos conflitos esquecidos emergirem com fanatismo e violência através da explosão da Segunda Guerra Mundial. Elenco> Julianne Nicholson, Margo Martindale, Lorraine Toussaint, Takashi Yamaguchi, Diane Ladd, Joel Murray.


Histórias amorosas em meio a conflitos parece estar em alta nessa edição do Sundance. E esse novo filme da diretora Maggie Greenwald confirma isso. Greenwald já tem até uma extensa filmografia e não tenho muito o que falar sobre esse trabalho, só o fato de contar no elenco com a veterana atriz Diane Ladd, indicada ao Oscar três vezes.


16) Wiener-Dog (Estados Unidos) - Dirigido por Todd Solondz

Sinopse: Esse filme conta muitas histórias sobre pessoas que encontram inspiração para suas vidas e mudança em um particular cão da raça Dachshund, que parece espalhar conforto e alegria. Elenco: Greta Gerwig, Kieran Culkin, Danny DeVito, Ellen Burstyn, Julie Delpy, Zosia Mamet.


Quem vê essa sinopse nunca imagina que esse é um novo filme do polêmico diretor Todd Solondz, que escandalizou a América e a indústria do cinema com o seu pesado Felicidade e Bem-Vindo à Casa das Bonecas. O elenco é bem conhecido, desde a atual queridinha do cinema Greta Gerwig, até vereranos como Danny DeVito, Ellen Burstyn e Julie Delpy. É difícil não vir algo ofensivo ou um certo humor negro desse filme, mas desde já também é um dos mais esperados.


É isso pessoal, espero que tenham gostado dessa segunda parte do festival de Sundance 2016 e até a próxima. Um Feliz Ano Novo para todos e um excelente ano cinematográfico em todos os sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário